3 de fev. de 2013

Quer Meditar? Veja como iniciar...

Atualmente, existem vários estudos pelo mundo avaliando os efeitos da meditação sobre nossa saúde. Há muita gente preocupada com o modo de vida (destruição do meio ambiente, vida agitada dos grandes centros, competição profissional, etc...) e a ciência decidiu investigar os efeitos dessa prática, levando cada vez mais interessados a relaxar em posição de lótus.




Pesquisadores nas Universidades de Harward, Columbia, Stanford e Massachusetts, nos Estados Unidos, e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) afirmam que meditação funciona. Sendo assim, não fazer nada por alguns minutos, diariamente, tem efeitos palpáveis, reais e mensuráveis no corpo, pois parar de pensar equivale a ficar quase que exclusivamente no presente.
Os pensamentos são feitos basicamente de duas substâncias: as idéias e experiências que ouvimos, vivemos ou aprendemos no passado e os planos e apreensões que temos para o futuro. Meditar é, portanto, concentrar-se em cada vez menos coisas, inibindo os sentidos e esvaziando a mente. Tudo isso sem perder o estado de alerta, ou seja, sem dormir.
Mas como saber se deu certo? Como saber se você meditou? É simples... Só você pode dizer o que sentiu e se foi bom.
Há várias maneiras de meditar, mas a regra básica é a mesma: atenção.
Escolha a sua e vá ser feliz...

SENTADO - No chão ou em uma cadeira, mantenha a coluna ereta e concentre-se nos movimentos da respiração, observando a entrada e a saída do ar pelas narinas. Se preferir, concentre-se num mantra, que pode ser qualquer palavra, uma frase ou apenas um murmúrio. Repita seu mantra a cada expiração. Fechar os olhos pode ajudar. Se ficar de olhos abertos, concentre o olhar em um ponto.

EM PÉ - Posicione-se junto a uma fileira de árvores e tente se sentir como uma delas. Concentre-se na respiração e imagine seus pés desenvolvendo raízes no chão.

CAMINHANDO - É uma boa saída para quem, por algum motivo, não consegue ficar imóvel. O segredo é focar as pisadas, podendo contá-las. O movimento pode ser lento ou acelerado. Melhor caminhar em círculo, sem a expectativa de um ponto de chegada.

VISUALIZAÇÃO - Crie uma imagem significativa para você (pode ser um símbolo, um desenho geométrico ou uma paisagem) e concentre-se nela.

Boa meditação!!!

Fonte: Super Interessante - Edição 193

Nenhum comentário:

Postar um comentário