CALATONIA E TOQUES SUTIS

São as várias técnicas, formas de trabalhos corporais, desenvolvidas por Petho Sándor, médico húngaro que chegou ao Brasil em 1949. Obstetra de formação, também estudou técnicas ligadas às medicinas orientais e alternativas.

 No pós-guerra, sem recursos para o atendimento aos feridos, começou a observar os pacientes ao fazer leves toques nas extremidades do corpo e percebeu o alívio das dores. E foi dessa forma que tudo começou... a observação dos efeitos dos toques sutis.

Ao longo de seu trabalho, Sándor percebeu que muitas doenças surgem por conta de um excesso de tônus neurológico que se manifesta no corpo como tensão muscular. Assim que essa tensão é aliviada recupera-se a fisiologia normal e o tônus ideal. A  partir daí as tensões, dores e desconfortos resolvem-se espontaneamente...

A calatonia é uma das técnicas de toques sutis que conduz ao relaxamento profundo e profissionais habilitados atuam, hoje,  na saúde e educação. Ela mobiliza conteúdos disponíveis e que podem chegar à consciência, estimulando a integração, reorganizando o ser a nível físico e psíquico.


Tudo começa com alguns toques, ou uma sequência deles, aplicados em diferentes partes do corpo (onde existe maior concentração de receptores nervosos) e que tem por objetivo a reestruturação do ser como um todo. Através de diversas técnicas é possível experienciar conteúdos diferentes dos habituais, ajudando na soltura de tensões, facilitando novas possibilidades de sentir, de ser e de agir.

Embora sua utilização não vise resultados específicos (pois  cada organismo responde de maneira própria e única), estas técnicas atuam em diversas queixas onde observa-se resultados muito positivos. Como por exemplo: tensão muscular, estresse, enxaquecas, alergias, dores, obesidade e compulsões, distúrbios glandulares, pré e pós-operatório, etc.

É um grande instrumento de acesso à memória psicológica que se manifesta no corpo físico, cujas vivências podem ser elaboradas através da fala, na psicoterapia verbal. Após a aplicação da técnica podem ser trabalhadas as sensações, recordações, associações e imagens, o que vai contribuir muito para a consciência de si.

Essa vivência proporciona a possibilidade de contato com aspectos do nosso Inconsciente mais profundo, que Jung chamou de Self.

Existem muitos relatos de curas e melhoras que Sándor obteve em seus pacientes, o que gerou sua fama e reconhecimento.

Saiba mais clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário