MEDITAÇÃO



Segundo 30 diferentes correntes místico-filosóficas, a meditação é uma técnica com o objetivo de focar a mente e parar de produzir pensamentos.
Os objetivos científicos, no mundo, são para entender o funcionamento do cérebro durante a meditação e como usar esses resultados para tratamento e prevenção de doenças.
No Brasil, desde 2006, o Ministério da Saúde baixou uma portaria incentivando a prática da meditação em alguns órgãos públicos.
Existem muitas pesquisas ao redor do mundo sobre os efeitos da meditação em casos de ansiedade, dores, depressão, auto-estima, estresse, insônia, disfunções alimentares, diabetes, artrite reumatóide e doenças coronarianas.
Pequisadores de Harward afirmam que durante a prática meditativa o estresse diminui e consequentemente existe uma diminuição da frequência cardíaca, a respiração fica mais lenta, existe um menor consumo de oxigênio, menor eliminação de dióxido de carbono, ampliação da intensidade das ondas alfa (de 9 a 13 Hz - que são os pulsos que um neurônio ou grupo de neurônios emite por segundo), maior controle da pressão arterial, menor uso de álcool e fumo, controle e redução do colesterol, estimulando a concentração e retardando o envelhecimento do cérebro. Além claro, de controlar a ansiedade e as compulsões e vícios (comida, sexo e drogas).

Os maiores BENEFÍCIOS desta prática são:
- Fortalecer o sistema imunológico (muitos pensamentos ruins deixam de existir);
- Liberação de arginina-vasoprecina (quando se aprende algo novo como uma outra língua, tocar um instrumento ou meditar, existe uma atividade cerebral intensa que estimula o cérebro);
- Os neurônios ficam mais fortes e ativos (o importante não é a quantidade de neurônios que se tem, mas o quanto eles estão ativos);
- Aumento da capacidade intelectual e memória.

Atualmente, existe uma área da medicina chamada psiconeuroimunoendocrinologia que estuda a relação dos pensamentos e o sistema endócrino, que vai agir diretamente sobre o sistema imunológico. Assim, maus pensamentos podem gerar doenças relacionadas ao estresse. O que você está pensando agora? Sobre o mundo, sobre a vida, sobre você...

Qual é a grande CONQUISTA de quem pratica a meditação?
Viver o presente momento de forma plena e integrada, consciente, é um exercício constante! Basta ter vontade, determinação e disciplina para entrar em contato com o mais íntimo do seu ser e ter a coragem de, com suas habilidades, lidar com suas limitações.

Ou seja, ter consciência dos pensamentos e emoções antes de agir!

É só fazer a inscrição (99702-1946) e vir meditar conosco.

Fonte: Marcelo Csermak - estudioso pela UNIFESP em neurociência da meditação e insônia

Um comentário:

  1. Na reunião do Pós-Gamia de 24/10/2011, no Centro de Convenções Rebouças, recebemos a visita de um "Grupo de Meditação" que apresentou a meditação com o objetivo de saúde física e emcional, com conexão espiritual, nos dando muitos ensinamentos de como relaxar, ajudando a sentir e diminuir o desgaste físico e mental, principalmente o estresse de cada dia, que nos trás complicações com a saúde. Nos explicaram que atualmente a meditação não está associada apenas a assuntos místicos e espirituais. A medicina, a psicologia e a educação, bem como outras áreas da ciência, tem comprovado os extraordinários benefícios desta prática.
    São realizadas meditação semanal em grupo, com ênfase na Meditação Reflexiva sobre Valores e Práticas Universais, utilizando técnicas de relaxamento e visualização criativa. Com a prática da meditação, desenvolvemos confiança e paz interior para enfrentarmos os desafios do cotidiano. O grupo de meditação tem a coordenação da psicóloga junguiana Adélia Hill de Souza, estudiosa e co-autora do livro "Meditação e Síntese - Parassíntese: Visão e Missão" e conta com os condutores: Carlos Artur Aguena, Denise Rodrigues Gomes e Paulo Ramos.
    Comissão do Jornal do Gamia - Grupo de Assistência Multidisciplinar ao Idoso Ambulatorial (desde 1984 faz parte do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP)

    ResponderExcluir